A quinta pré-conferência de Saúde ocorreu nesta quarta-feira (3/11) no Distrito Sanitário do Ressaca. Mais de 70 pessoas se reuniram no Centro de Educação Integral para discutir os eixos da Política Municipal de Saúde de Contagem. Durante o encontro, foram eleitos 15 delegados titulares e 8 suplentes, sendo 10 titulares e 5 suplentes do segmento usuários e 5 titulares e 3 suplentes do segmento trabalhadores. As 30 propostas para a X Conferência Municipal de Saúde também foram construídas.
De acordo com a assessora do secretário de Saúde e segunda secretária da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde, Lenira Maia, representante da gestão, a pré-conferência é o momento de construção coletiva das propostas para serem executadas nos próximos quatro anos. “O SUS é uma política pública feita a várias mãos, com usuários e gestores, tendo como exemplo o controle social para todas as outras áreas. Temos muito orgulho de estarmos aqui, hoje, juntos trabalhando pelo direito à saúde e para avançarmos é preciso a participação de todos”, disse.
A moradora da Ressaca e agente comunitária de saúde, Maria Augusta Aguiar Santos, já participou de várias conferências ao longo de seus 22 anos como trabalhadora da área. “Aqui é o momento de conversar, discutir, reivindicar. Esse é o espaço que a população tem para isso, então deve ser bem representado, participativo. Precisamos nos movimentar para que todos participem e se conscientizem sobre isso”, afirmou.
Cássia Alves Pereira se inscreveu para discutir as propostas no eixo II “A Organização da Atenção Primária e das Redes de Atenção”, pois se interessa pelo assunto. “Já participei de duas conferências e gosto do tema da Atenção Básica. Venho, hoje, para ver como podemos contribuir para o planejamento da saúde. Se tudo for bem discutido conseguiremos avançar. Não podemos desanimar”, destacou.
Pré-conferências
As próximas pré-conferências irão ocorrer conforme o calendário e locais abaixo, sempre das 18h às 22h. A participação é aberta ao público.